Mesa Diretora

Biênio 2019/2020

Presidente: Sebastião Baia Santana

Vereador PDT

Legislatura: 1ª: 2001/2004, 2ª: 2005/2008, 3ª: 2009/2012, 4ª: 2017/2020.

1ª Secretária: Ana Maria Vaz Lobato

Vereadora SDD

Data de Nascimento: 09/03/1968

Legislaturas: 1ª: 2013/2016, 2ª: 2017/2020.

2º Secretário: Altemis Fernades Monteiro

Vereador PSD

Data de Nascimento: 14/01/1959

Legislaturas: 1ª: 2013/2016, 2ª: 2017/2020.


Biênio 2017/2018

Presidente: Vereador Nilton Paes Cardoso

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A Mesa Diretora – Presidente da Câmara Municipal de Afuá, desempenha funções de legislação, de administração e representação. Exerce função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução. Exerce função d e administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

Quanto à autonomia, ela é mais abrangente que os demais vereadores, pois estes só exercem a função legislativa (e não toda ela, pois os votos de desempate nas deliberações, promulgação de lei, decreto legislativo e resolução compete ao Presidente), cabendo ao Presidente ainda a função de administração e representação que os demais vereadores não exercem.

1ª Secretária: Vereadora Edna Maria Bezerra Ferreira

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Sempre que o Presidente não se achar no recinto na hora regimental de início das sessões, a 1ª Secretária substituí-lo-á no desempenho das suas funções, cedendo-lhe o lugar à sua presença, o 1ª Secretária substituirá o Presidente em suas faltas, ausências, impedimentos ou licenças, ficando, nas duas últimas hipóteses, investidos na plenitude das respectivas funções.

2º Secretário: Vereador Roldão de Almeida Lobato Filho

Compete ao 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara, proceder a chamada dos vereadores no início de cada sessão; determinar o recebimento e zelar pela guarda de proposições e papéis entregues à Mesa, para conhecimento e deliberação da Câmara; ler todos os papéis sujeitos ao à deliberação da Câmara; encerrar, com as necessárias anotações, as folhas de presença ao final de cada sessão; secretariar as reuniões da Mesa, redigindo, em livro próprio, as respectivas atas; redigir as atas das sessões secretas; substituir o Presidente na falta da 1ª Secretária.

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